CORPUS

 

 

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS que agregam estudantes de graduação e pós-graduação:

  • Programa de Pré-Iniciação Científica (PPIC)
  • Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde)
  • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)
  • Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)
  • Tutoria Academico-Científica (PTAC)
  • Iniciação Científica (PIBIC)

PROJETOS DE PESQUISAS

Práticas corporais e comunidade (2001 – 2016): Proposta que articula os projetos de pesquisa diretamente vinculados ao tema do cuidado com o corpo, ou com as práticas corporais, e a atenção básica/atenção primária em saúde e acontecem nos Centros de Saúde Escola da USP, em Unidades Básicas de Saúde e em Centros de Atenção Psicossocial.

PROJETO DE PESQUISA-INTERVENÇÃO

Programa de Educação para o Trabalho para a Saúde (2012 – 2015): Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia de aproximação entre universidade, Unidades Básicas de Saúde e usuários do SUS. Durante 8h semanais os estudantes estão envolvidos em atividades de estudo, pesquisa e intervenção no âmbito da atenção primária em saúde junto com preceptores e tutores. É um programa financiado pelo Ministério da Saúde por meio de bolsas para estudantes, profissionais do serviço e docentes do ensino superior. 

Pró-Ensino da Saúde (2012 – 2015): Inciativa do Ministério da Saúde com objetivo de reorientar a formação em saúde, com ênfase no serviço público de saúde e na atenção primária/atenção básica em saúde.

EPHYSIS – Educação Física e Sociedade (2011 – 2014): O projeto EPHYSIS resultou de uma ação coordenada por pesquisadores com intuito de propiciar o debate acadêmico-científico a partir do tema “Educação Física e Sociedade: as contribuições das subáreas biodinâmica, sociocultural e pedagógica”. Promove seminários nacionais e internacionais com a participação de docentes e investigadores renomados que produzem conhecimento em distintos campos e que, de algum modo, contribuem com a discussão.

 

PPIC
PPIC – Programa de Pré-Iniciação Científica
Projeto “Promoção da saúde e práticas corporais no ensino básico”
Vigência: 2010 – 2011 /2012 – 2013/2013-2014
Tutora: Yara M. Carvalho

 
 

PROJETOS DE PÓS GRADUAÇÃO VIGENTES
Orientadora: Yara M. Carvalho
 
Tema: Representações Sociais da Covid-19 na Rede Social Facebook
Doutorando: Vagner Herculano de Souza
Início em: 2019

As Potências do pensamento e das práticas do Mestrado Profissional
Mestranda: Luana Cândido
Início em: 2020

Tema: MoviMente: Um Programa de Promoção da Saúde Para Pessoas com Alzheimer
Doutoranda: Caroline Giolo de Melo
Início em: 2021

Tema: Meditação e Yoga sobre a saúde mental de estudantes universitários: Um estudo pragmático
Mestrando: Alan da Silva Menezes de Assis
Início em: 2021

Tema: Das potencialidades da formação à forma-ação em Educação Física em uma Residência Multiprofissional em Saúde
Mestranda: Laura Iumi Nobre Ota
Início em: 2021

Tema: Caça às bruxas e a formação do pensamento moderno no ocidente: uma outra história da ciência
Mestranda: Clara Joséphine Figueiredo Caldeira da Silva
Início em: 2021

Tema: As mulheres e seus rebentos: A educação popular e a arte pelo viés da desromantização da maternidade como estratégia de formação, promoção e intervenção em casos de Depressão Pós-Parto (DPP) na Atenção Básica após a pandemia por Coronavírus
Mestranda: Nataly de Oliveira Sousa
Início em: 2021

Tema: Arte e Saúde: (Re)inventando o cuidado, tecendo narrativas com jovens na Atenção primária à Saúde
Mestranda: Cariele do S. Souza
Início em: 2021

PROJETOS DE PÓS GRADUAÇÃO CONCLUÍDOS                                                                                                                                                                              Tutora: Yara M. Carvalho

Tema: Saber da experiência e cuidado: o que podem como agentes comunitários de saúde?
Mestrado Acadêmico: Helena Moraes Oliveira
Concluído em: 2021 – Link: https://doi.org/10.11606/D.108.2021.tde-12082021-155904

Tema: Carregar água na peneira: desafios e estratégias de convivência e cuidado do centro de convivência e cooperativa em tempos de pandemia. – Trabalho de Conclusão de Residência.  Mestranda: Brenda Camargo Dias
Concluído em: 2021

Tema: Cuidados e existências: entre mínimos e reais em um CAPS AD                                                                                                                                              Doutorado: Isabella Silva de Almeida
Concluído em: 2021 – Link: https://doi.org/10.11606/T.6.2021.tde-25082021-104026

Tema: Das im-permanências do povo de rua à produção do comum: o Consultório na Rua como extituição
Mestrado Acadêmico: Mario Cesar da Silva
Concluído em: 2019 – Link: https://doi.org/10.11606/D.6.2019.tde-28052019-144535

Tema: O cuidado em Rede no Fórum de Reabilitação da Freguesia do Ó e Brasilândia.                                                                                                               Mestrado Acadêmico: Renata Pereira Sanches Guardia
Concluído em: 2019 – Link: https://doi.org/10.11606/D.6.2019.tde-30082019-102231

Tema: As práticas corporais e a clínica ampliada: a educação física na atenção básica                                                                                                Mestrado Acadêmico: Valéria Monteiro Mendes Concluído em: 2013.                                                                                                                              Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-23052013-121424/pt-br.php